No segundo turno das eleições em Franca, realizado no domingo, 27, o número de ausentes surpreendeu ao ser superior ao total de votos obtidos pelo prefeito reeleito, Alexandre Ferreira (MDB). Com apenas 33% do eleitorado, Alexandre conquistou 82.856 votos, enquanto mais de 88 mil eleitores, o que representa mais de 35%, não compareceram às urnas.
A abstenção foi ainda mais significativa do que no primeiro turno, quando menos de 30% dos eleitores faltaram à votação. Um dos fatores que pode ter influenciado essa alta taxa de ausências foi a forte chuva que atingiu a cidade no dia da eleição.
“Isso evidencia uma dificuldade que enfrentamos atualmente. Em termos de resultados, fica claro como é desafiador mensurar com precisão o resultado de uma eleição, considerando que apenas os votos válidos contam”, comentou um analista.
Essa abstenção teve um impacto direto nas expectativas do candidato João Rocha (PL), que contava com o apoio dos eleitores ausentes para reverter a situação. Rocha recebeu 58.443 votos, mas não conseguiu superar a votação de Alexandre Ferreira.