Reinaugurado com festa em dezembro de 2024, o Aeroporto Tenente Lund Presotto, em Franca (SP), amarga o título de aeroporto menos movimentado do estado de São Paulo. Segundo dados da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), apenas 23 passageiros embarcaram no terminal durante o mês de março. No sentido inverso, o número também foi baixo: apenas 24 desembarques.
Os voos semanais são operados pela companhia Azul usando uma aeronave Cessna Grand Caravan, com capacidade para até nove passageiros. Em março, o avião partiu de Franca nove vezes, o que, em sua capacidade máxima, poderia representar 81 passageiros transportados. No entanto, a ocupação média foi de apenas 2,5 passageiros por voo.
Desempenho contrasta com outros aeroportos regionais
Os números de Franca destoam do cenário estadual. No mesmo período, mais de 168 mil passageiros circularam pelos aeroportos regionais paulistas, distribuídos entre nove terminais regulados pela Artesp.
Entre os destaques estão Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, que lideraram o ranking de movimentação. Para se ter uma ideia da disparidade, enquanto Franca teve 23 embarques, o aeroporto de Ribeirão Preto contabilizou 23,3 mil passageiros embarcando.

Reinauguração teve presença de autoridades e voo simbólico lotado
A volta dos voos comerciais a Franca, sob gestão da concessionária VOA SE, foi anunciada como um marco para o desenvolvimento regional. O investimento na reestruturação do aeroporto foi de aproximadamente R$ 2,8 milhões.
O voo inaugural, em 14 de dezembro de 2024, foi o único com lotação completa até agora. A bordo estavam autoridades como o CEO da Rede VOA, Marcel Moure, o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), e o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena. O governador Tarcísio de Freitas também participou do evento, embora tenha utilizado outra aeronave para chegar à cidade.
Apesar da cerimônia, o primeiro voo enfrentou problemas operacionais. Por conta de baixa visibilidade e mau tempo, o avião precisou permanecer mais tempo no ar antes de pousar para o tradicional batismo com jatos de água.
Na ocasião, o governador Tarcísio defendeu o uso de uma aeronave de pequeno porte. “Obviamente a demanda vai crescer naturalmente. A gente vai poder colocar novas aeronaves e aeronaves de maior capacidade”, declarou.
Preço alto e concorrência afetam a demanda
Um dos principais fatores que desestimula o uso do aeroporto de Franca é o alto custo das passagens aéreas. Uma viagem de ida para São Paulo, comprada diretamente com a Azul, não sai por menos de R$ 600, sem considerar taxas. Em contraste, o mesmo trajeto pode ser feito de ônibus por menos de R$ 100, com maior oferta de horários e flexibilidade.

Além disso, a proximidade com o movimentado aeroporto de Ribeirão Preto — que oferece voos mais frequentes, tarifas mais acessíveis e maior infraestrutura — torna a concorrência ainda mais desafiadora para Franca.