O “Golpe do Falso Advogado”, que já vitimou pessoas em diversas cidades do país, também foi registrado em Franca. Diante de relatos de que indivíduos mal-intencionados estão se passando por profissionais da advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Franca emitiu um alerta à população.
Segundo a OAB, esse esquema de estelionato tem afetado tanto clientes quanto advogados. Os golpistas se apresentam como advogados ou representantes de escritórios de advocacia para obter pagamentos indevidos de honorários e taxas processuais. Antes de realizar a abordagem, eles coletam informações sobre processos judiciais que envolvem as vítimas, convencendo-as de que se tratam de cobranças legítimas.
A presidente da OAB Franca, Luiza Gouvêa, explica: “Eles convencem as vítimas a acreditar que estão lidando com cobranças reais de seus processos.” Em um dos casos registrados na cidade, uma cliente foi enganada e transferiu R$ 30 mil a golpistas, acreditando que estava pagando advogados para cobrir custos processuais.
Orientações Importantes
A OAB Franca reforça que qualquer comunicação relacionada ao processo deve ser feita exclusivamente pelos canais oficiais do advogado contratado. “Não realize pagamentos sem antes confirmar diretamente com seu advogado ou com o escritório responsável”, alerta a OAB. Além disso, os clientes devem estar atentos a mensagens recebidas via WhatsApp, e-mails ou ligações de números desconhecidos que solicitem transferências bancárias.