Nesta quinta-feira, 12, a Polícia Federal deflagrou a Operação Herege, com o objetivo de combater o crime de lavagem de dinheiro relacionado ao tráfico de drogas na região e Rifaina e Ribeirão Preto foram duas cidades envolvidas na ação. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
A investigação é um desdobramento da Operação Car Wash, que foi iniciada no final de 2023. Essa operação visou desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e no desvio de produtos químicos controlados na região.
De acordo com a PF, os investigados utilizavam familiares e sócios de empresas de fachada (conhecidos como “laranjas”) para realizar operações financeiras fraudulentas. Esses intermediários eram também proprietários de bens móveis e imóveis, que eram utilizados para ocultar os lucros ilícitos gerados pelo tráfico de drogas. Assim, os envolvidos respondem por coautoria no crime de lavagem de dinheiro.
Além das prisões, a operação também se concentrou no sequestro de propriedades, veículos e ativos financeiros. Os investigadores estimam que o montante envolvido na lavagem de dinheiro ultrapasse os R$ 6 milhões.