O projeto “Circo Vivo” realizará uma Mesa de Debates na segunda-feira, 14, às 19h, no Anfiteatro da Biblioteca da Unesp Franca. Os temas abordados serão “Diversidade sexual e de gênero: avançamos ou retrocedemos?” e “O circo como expressão artística LGBTQIA+”.
Esta Mesa de Debates, em parceria com o CAC (Comitê de Ação Cultural) da Unesp, tem como objetivo oferecer um espaço para um diálogo enriquecedor sobre diversidade sexual e de gênero. O evento contará com a participação de Tici Jardim Pimenta, que discutirá a construção de identidades e os desafios enfrentados no contexto do “identitarismo”.
Dani Barros, idealizadora do “Circo Vivo” e artista, modelo, pesquisadora, professora, produtora e intérprete do personagem drag king Allan King, também estará presente. Ela abordará o circo como uma forma de expressão artística LGBTQIA+, destacando performances como o drag king, onde artistas se vestem como homens, personificando estereótipos de gênero masculino.
Tici Jardim é graduado em Letras – Tradutor/Intérprete e em Psicologia, doutorando em Linguística pela Unifran, e está cursando Especialização em Sexualidade Aplicada (ESA) no Instituto Paulista de Sexualidade (InPaSex), além de ter formação em Psicodrama Nível 1 (Casa do Encontro). Ele afirma: “Apesar da relativa produção sobre diversidade e dissidência sexual e de gênero, dentro e fora da academia, esses saberes não encontram permeabilidade no tecido social. Uma das consequências é que muitas das discussões atuais sobre gênero são realizadas com pressupostos já superados, favorecendo discordâncias insuperáveis e o apagamento de saberes”.
Finalidade do Projeto
Viabilizado com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Prefeitura Municipal de Franca, o “Circo Vivo” tem como propósito colaborar para a mudança da realidade cultural da cidade, estimular a troca de experiências entre artistas francanos e paulistanos e dar espaço para que esses profissionais mostrem seus talentos.
A última apresentação do projeto ocorrerá na quinta-feira (24/04), às 20h, no Auditório do Senac, com classificação livre e entrada gratuita. Além disso, no sábado (26/04), das 14h30 às 18h, será realizada uma oficina gratuita de Drag King (temática LGBTQIA+) para artistas, jovens e mulheres, com apenas oito vagas disponíveis.