Terminou neste sábado o prazo de
filiação dos pré-candidatos

Renê Moreira/FF1

Terminou neste sábado, 6, o prazo de filiação dos pré-candidatos para a eleição de 2024. Também chegou ao fim o período para registro dos estatutos de partidos e federações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esta é uma etapa importante, pois, com a definição dos quadros partidários, começam a se definir os candidatos e os acertos para as coligações.

Em Franca a movimentação foi intensa nas últimas semanas e muitos políticos aproveitaram a janela partidária para trocar de sigla. Também houve acertos relacionados às coligações que devem se formar na disputa pela prefeitura.

Nesse quesito saíram na frente o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) -que vai atrás da reeleição, e João Rocha (PL), que tenta o cargo pela primeira vez. Ambos vêm negociando apoios há tempos e chegam nessa fase do processo eleitoral com várias conversas bem encaminhadas para fortalecer a campanha.

Destaque para Alexandre, que correu atrás até conseguir o apoio do PSD, o que ainda precisa ser oficializado. O partido é o mesmo de Flávia Lancha, que foi adversária de Alexandre na eleição passada e acabou derrotada pelo atual prefeito.

João Rocha também avançou nas negociações partidárias visando a disputa pela prefeitura de Franca. Entre outras ações, ele buscou o apoio de Graciela David Ambrósio, tendo para isso que migrar do União Brasil para o PL, o partido da deputada estadual.

Outros pré-candidatos, como Rafael Bruxelas (PT) e Guilherme Cortez (PSOL), também buscam se fortalecer para a eleição. Mas a esperada coligação entre ambos visando uma chapa forte de esquerda não se concretizou até agora.

Apoio incerto
Apesar dos acertos entre os partidos, os pré-candidatos a prefeito podem não ter todo esse respaldo na prática. É o caso de Alexandre Ferreira, que contará com o apoio de partidos que somam mais de dez vereadores na Câmara Municipal.

O problema é que alguns desses vereadores já deixaram claro que não pretendem estar ao lado do prefeito em sua busca pela reeleição.

“Se isso se confirmar mesmo, ela estará sozinha”, falou Zezinho Cabelereiro (PP) quando soube do possível apoio de Flávia Lancha (PSD) a Alexandre Ferreira.

Zezinho apoiou Flávia nas duas últimas eleições, mas na Câmara critica com frequência a administração de Alexandre Ferreira. Por isso, é um dos vereadores que não devem estar ao lado do prefeito na campanha.

Prazos
Faltam seis meses para a eleição e para poderem concorrer pré-candidatas e pré-candidatos, partidos políticos e federações partidárias devem atender a alguns requisitos da Lei das Eleições.

O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro e para quem pretende concorrer, além da filiação partidária e do domicílio eleitoral, há outras exigências. Entre elas, ser brasileiro e ter idade mínima de 21 anos para prefeito e 18 anos para vereador.

Em Franca, caso venha a ter segundo turno, ele será no dia 27 de outubro. No Brasil todo são 152 milhões de eleitoras e eleitores com direito a voto.