Franca teve crescimento acentuado
da dengue nos últimos anos

Com quase 2 mil casos, nesta semana a Vigilância e o Tiro de Guerra iniciaram na cidade uma ação conjunta contra a doença

Da Redação/FF1

Franca registrou um crescimento acentuado da dengue nos últimos anos. Levantamento da Folha de Franca, em um período de quase três décadas, mostra uma elevação preocupante no número de casos.

Em 1.996, há 28 anos, Franca registrou no período de janeiro a março apenas 4 casos. Já no ano 2000, nesse mesmo período, o número dobrou para 8.

A partir daí os casos na cidade continuaram crescendo, como mostra o quadro que cita alguns anos como exemplos. A situação se complica mais nos últimos anos, aponto de chegar ao ano atual, de 2024, com um número recorde de doentes.

De janeiro a março deste ano foram cerca de 1.450 casos registrados em Franca. Se computada até esta segunda-feira, 15 de abril, a quantidade de casos é ainda mais assustadora, totalizando 1.985 registros da doença e 8 óbitos confirmados.

Entre as pessoas que morreram vítimas da dengue em Franca consta uma mulher de 29 anos. Ela tinha comorbidades e a causa da morte foi confirmada na semana passada, sendo a oitava este ano na cidade por dengue.

Combate
Nesta semana a Vigilância e o Tiro de Guerra iniciaram em Franca uma ação conjunta contra a doença. Os trabalhos contam com 22 atiradores que estão ajudando a orientar a população.

Os atiradores explicam a importância do combate aos focos do mosquito e a necessidade de manter as casas e estabelecimentos comerciais limpos. Eles também estão distribuindo folhetos sobre o tema.

De acordo com a chefe do Setor de Vigilância, Daniela Ubiali, os atiradores realizarão os trabalhos até o dia 30 de abril. “O objetivo é ter acesso ao maior número de pessoas”, contou.

A Vigilância também segue com o trabalho de nebulização na cidade, o chamado “fumacê”.