Justiça afasta diretores de entidade que acolhe idosos

Justiça afasta diretores de entidade que acolhe idosos

Eles são acusados de irregularidades, como promover banhos coletivos no inverno durante a madrugada

Da Redação/FF1

A Justiça afastou os diretores de uma entidade voltada a acolher idosos em Itirapuã. Eles são acusados de irregularidades, como promover banhos coletivos no inverno durante a madrugada.

A decisão saiu publicada nesta quinta-feira, 7, e também proíbe os responsáveis de participar de qualquer chamamento ou procedimento licitatório relativo a serviços públicos.

O pedido partiu do Ministério Público, que verificou irregularidades como a oferta de alimentos vencidos. Também estaria faltando comida no local, que é custeado com recursos do município e do Estado.

O pedido à Justiça foi feito através de ação civil pública movida pelo promotor Túlio Vinicius Rosa, de Franca (SP). Ele informou que há anos estaria tentando fazer com que a instituição, de longa permanência para idosos, regularizasse, sua situação.

O pedido não teria surtido efeito, pois, relatório da Vigilância Sanitária indicou o descumprimento de normas sanitárias na entidade.

Manga
Visita realizada em maio de 2023 pelo Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial (NAT) teria constatado problemas no local. Além dos banhos coletivos na madrugada em período de frio, foram detectadas condições insatisfatórias de limpeza e organização.

O promotor apontou que “idosos estavam comendo mangas doadas por terceiros”. E uma mulher chegou ao ponto de “esconder mangas para não passar fome”.

A reportagem não conseguiu contato com os diretores da instituição.

Leia Mais...